segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Porque os jogos viciam tanto?


De certeza muita gente já se perguntou "Porque é que os jogos viciam tanto'? quem é que nunca perguntou isso?
é uma pergunta muito boa. Mas vocês sabiam que os jogos viciam tanto como as drogas? Sabiam que os jogos estimulam as mesmas áreas do álcool, ou seja quem se vicia em álcool e como se viciasse em jogos ou o contrário. 
Tambem o motivo vai variar de acordo com a pessoa, não entendo a internet como vício, se a pessoa apesar de ficar por horas na frente do computador, não deixa de fazer outras coisa, como ir a festas, sair com amigos, cinema, estudo e até ver televisão. Mas quando a pessoa deixa de fazer coisas que faria normalmente,  tipo sair com amigos, só para ficar na internet então trata-se de um vício, se mata aula para ficar na internet é um vício, se esquece de jantar, almoçar, tomar banho ficando na internet-

Estudos revelam que:
Ao que parece é preciso ter o máximo cuidado com o tempo que uma criança ou um adolescente passa em frente a um computador. Psicólogos da Interdisciplinary Addiction Research Group, na Charité University Hospital Berlin, Alemanha, apresentam resultados de um estudo que indica que os mecanismos de dependência dos jogos de computador no cérebro são semelhantes aos provocados pelo vício de drogas como a cannabis e álcool.
Os especialistas desenvolveram uma pesquisa de grandes dimensões que envolveu 7000 jogadores de computador, os quais foram divididos por dois grupos: aqueles que jogam de forma moderada e os que o fazem de forma excessiva.

Com base em estímulos visuais de uma imagem comum e de uma imagem de um jogo de computador e um estímulo sonoro "assustador", os cientistas analisaram as actividades cerebrais dos indivíduos com base em medições realizadas através de Electroencefalograma (EEG) e Electromiograma (EEG).

Os dados do estudo indicam que o cérebro dos jogadores excessivos quando expostos à imagem sobre o jogo apresentaram um aumento de actividade cerebral comparativamente com a imagem comum. Por outro lado, assustaram-se muito menos com o barulho enquanto assistiam a cenas do jogo. Resultados que indicam que os jogos de computador provocam associações positivas cerebrais nestes indivíduos.

As reacções do cérebro de pessoas que jogam computador excessivamente são semelhantes às das pessoas viciadas em álcool e cannabis», explica Ralf Thalemann, investigador envolvido no estudo. O especialista acrescenta que, «em suma, pode-se dizer que os padrões do EEG e EMG dos jogadores excessivos de jogos de computador e dos viciados em álcool e cannabis são comparáveis. O sisteme de recompensa é activado e experiências positivas são armazenadas numa "memória viciada" no cérebro».

Os especialistas indicam que os jogos de computador são geralmente divertidos e, por isso, apresentam uma sensação de recompensa para o indivíduo. No entanto, quando a prática é recorrente, a sensação de recompensa também o é, logo o cérebro é sujeito repetidamente a este estímulo de recompensa, que o faz libertar o neuro-transmissor dopamina que provoca felicidade à semelhança de drogas viciantes.

De acordo com os dados obtidos através do estudo, este estímulo de recompensa e libertação de dopamina acabam por criar, aquilo a que os cientistas denominaram, "memória viciada", sendo que esta situação ocorre em mais de um jogador em cada dez
b:if cond='data:post.hasJumpLink'

Um comentário:

  1. Nossa eu gostava muito de jogar mas depois disso eu tomei conciencia e parai mais de jogar de verdade

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

▲ Topo